sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fumo e Relacionamentos................


Esta semana em virtude do dia mundial de combate ao fumo muito tem se falado nos males desse hábito à saúde.
Não só à saúde das pessoas vem sofrendo prejuízos com esse hábito, os relacionamentos também. E muito!

A agência de relacionamento curitibana “Par Ideal”, que mantém em média mil cadastros ativos, alerta sobre a influência que o cigarro tem nos relacionamentos e mostra que, ao contrário do que era antigamente, fumar deixou de ser sinônimo de elegância e status social. Uma pesquisa realizada pela empresa revela que, de 1995 a 2000, 10% dos homens e 30% das mulheres cadastrados na Par Ideal eram fumantes. Hoje, esse número caiu para 8% e 7%, respectivamente. Das pessoas que não fumam, 90% afirma que o cigarro atrapalha o relacionamento. Mesmo assim, a grande maioria dos fumantes não abre mão do hábito em função do(a) companheiro(a).
Outra pesquisa promovida pelo Laboratório Pfizer revela um outro lado além da saúde: o impacto do tabagismo nos relacionamentos dos fumantes. A pesquisa avaliou 1,5 mil brasileiros com mais de 18 anos. Dos entrevistados, mais da metade confessou já ter perdido o interesse por uma pessoa depois de descobrir que ele ou ela fumava. Além disso, 30% dos não fumantes entrevistados afirmaram desistir de um encontro por que a pessoa era fumante.



PONTOS NEGATIVOS



* 22% dos fumantes revelaram que já foram rejeitados para um encontro por terem o hábito de fumar.
* Para 7% dos fumantes, o vício foi empecilho até para o ato sexual.
* 53% apontaram os danos à saúde.
* 47% citaram o declínio no desempenho atlético.
* 42% sofreram prejuízos nos relacionamentos familiares.
* 34% tiveram problemas com parceiro.

*

*
Referências: Artigo Cigarro e Relacionamento do Blog UOL “falando naquilo” de Carla Cecarello e Artigo “dia mundial de combate ao fumo” da seção vida e saúde do Paraná on line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se Concorda ou discorda... Comente!