segunda-feira, 29 de março de 2010

Noite de Lua Cheia.................


Mais de 150 luas existem no sistema solar. A nossa Lua não é a maior (uma das 63 luas de Júpiter é a maior do sistema), mas é a maior em proporção ao seu planeta. É o único corpo celeste visitado pelo homem.

Vista da Terra apresenta fases e exibe sempre a mesma face, não importando em qual parte do mundo estejamos. Essa face permaneceu oculta até 1959, quando finalmente foi fotografada pelos sovìéticos. E ao contrário do que muitos pensavam, não havia lá nada de assustador ou sobrenatural. Não havia base alienígena ou qualquer outra coisa extraordinária.

A face que não vemos é chamada de "o lado negro ou oculto da lua".

Apesar de vermos no céu sempre a mesma face, o lado oculto não é sempre negro. Ele também fica iluminado em seu movimento sideral.


METAFORIZANDO.........


Esse fenômeno lunar inspirou o grupo inglês Pink Floyd a compor "Dark side of the moon" que metaforiza o lado escuro do ser humano, e, também o português Rui Veloso na balada "Lado Lunar" (música que adoro!!).

Metaforizando também, todos nós temos um lado lunar. Não necessariamente escuro, apenas oculto.

Ele se ilumina ou escurece de tempos em tempos.

O nosso lado lunar pode ficar quieto por opção, decisão, imposição, educação ou circunstâncias.... E isso pode ser bom ou ruim, ajudar ou não..................Tudo depende de como, quando e com quem!!!!!!

Como sempre fui meio comportadinha, acho que meu lado lunar de vez em quando bem que poderia tomar um pileque, falar umas besteiras e me deixar falar além da conta (quando vou olhar nos seus olhos e ganhar um abraço apertado?) Ao menos o meu lado lunar me livra de micos (ou seriam king kongs??).

Bem.............enquanto o meu lado lunar insiste em ficar quieto, o lado solar ama fazer planos, adora dançar, realizar coisas novas e de ser feliz com o que eu conquisto todos os dias............................

Livros x Filmes

Venho através destas mal traçadas linhas (já que há algum tempo, não dou as caras por aqui), levantar uma questão, que já há algum tempo vem me incomodando. A conversão de livros bons em filmes medíocres...
Vejam como alguns exemplos os livros de Dan Brown (Código Da Vinci, Anjos e Demônios, etc.) e Christopher Paolini, com sua trilogia de quatro livros, Eragon, A Herança (Isso mesmo, quatro! Fiquei puto... Comprei os três para ler de uma vez só e quando cheguei ao final do terceiro... A surpresa! Continua no próximo livro...), assim como outros. São livros ótimos, de leitura agradáveis (confira no final deste post), mas devidamente assassinados quando transportado para a tela. Eragon, então? Fazendo minhas as palavras do personagem “Moody”, no seriado Californication, em referencia ao seu livro ter sido convertido para o cinema por um diretor medíocre, “o cineasta, que pegou meu querido livro, limpou a bunda e transformou naquela porcaria de filme...”.
O mesmo aconteceu com Código DaVinci, Anjos e Demônios, Eragon, citando os mais recentes, onde, quem leu o livro antes de ver os filmes, ficou completamente decepcionado, pois não explorou nada do universo criado pelos autores... Ta certo, que há uma dificuldade cada vez maior de se conseguir bom material para o cinema (visto a quantidade de refilmagens e continuações fracas e sem conteúdos que nos empurram goela abaixo), mas quando se consegue, coloca-se atores e diretores sem a mínima experiência, na maioria das vezes com o intuito de se economizar no cachê, o que acaba por transformar belas obras em verdadeiros lixos visuais. Eragon ficou tão ruim na tela, que não vejo como os produtores vão fazer para dar continuidade a historia...
Para quem não leu os livros em questão, estou disponibilizando os mesmos para que se possa comparar....

Eragon
Eldest
Brisingr
Anjos e Demônios
Código Da Vinci

terça-feira, 23 de março de 2010

Vamos ao cinema?


Segunda......E já fico pensando que filme vou ver na quarta. Olhando a programação a atual do Cinemark Vitória, percebo que já vi nas últimas semanas alguns dos que ainda estão em cartaz..... Resolvi então fazer uma breve retrospectiva.....




1. Avatar: é um filme definitivo. Bacana. Tem alguns, ou todos, os elementos para ser um sucesso contemporâneo: um ótimo argumento, ação, laços de amizade, conceitos ecológicos e muitos efeitos especiais (claro!).
A gente sai pensando: “o que vão inventar depois desse filme?”.




2. Indas e Vindas do Amor:
pequenas histórias paralelas de diversos tipos de relacionamentos com algumas estrelas do cinema atual (como Jessica Alba, Bradley Cooper, Taylor Lautner (o lobisomem de Lua Nova), Queen Latifah, Shirley MacLaine, Emma Roberts e Julia Roberts (visivelmente muito abatida). Divertido.

3. Simplesmente Complicado: que filme bom de ver! Tudo o que eu precisava naquela noite: uma comédia despretensiosa. Com Meryl Streep (radiante), Steve Martin (meio tímido) e Alec Baldwin (acima do peso). O filme é cheio de luz: luz do sol, de velas e dos personagens.

4. O Amor Acontece: mais um de amor. Mas pra se chegar nele (ao amor) também no filme raramente o caminho é uma linha reta. Estrelam como par romântico Aaron Eckhart e Jennifer Aniston (que aliás tem um figurino bacana e um cabelo mais lindo que nunca). O filme é meio óbvio e tem momentos de altos e baixos, mas diverte.


5. Lembranças: esse eu já comentei no post anterior.

E amanhã é quarta........Que bom!

Lembranças...................


Cineminha de quarta. O escolhido da semana passada foi “Lembranças”, cujo o ator principal é o badalado Robert Pattinson, o vampiro da moda. (descobri que ele é um ótimo ator.....ele convence!)
A sinopse resume uma história cheia de conflitos mal resolvidos. E é. A impressão que tive foi que as pessoas tinham todas as chances de serem felizes depois de passarem por superações de dor e perdas. Mas tal qual acontece com muitos na nossa vida real, perdiam tempo com bobagens arrastando situações inacabadas, mesmo sentindo muito amor.
No final tem uma surpresa que me fez sair vermelha de chorar. E reafirmou a certeza de que temos que dizer eu te amo hoje, devemos gostar hoje, devemos nos doar hoje, devemos ousar hoje, devemos realizar hoje...porque amanhã....bem.......amanhã pode ser hoje também..... Na dúvida, não faça nada. Mas se quer e tem certeza FAÇA!!!

terça-feira, 16 de março de 2010

Rembrandt em Vitória......

A Exposição "Rembrandt e a arte da gravura" chega ao Museu de Arte do Espírito Santo - MAES e mostrará toda a força e expressividade da obra do artista holandês Rembrandt (1606 -1669), um dos mais brilhantes artistas de todos os tempos.
Data: 19 de março a 16 de maio
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória - Espírito Santo
Horário para visitação: Terça a sexta-feira, de 10 às 18 horas
Sábados, domingos e feriados, de 12 às 18 horas
Marcação de visitas: www.secult.es.gov.br
Clicar em: Espaços culturais - Maes - Setor educativo - Agendamento
Entrada franca

Fonte:http://www.secult.es.gov.br

domingo, 14 de março de 2010

Eu Comigo Mesma..........................

Hoje em dia é cada vez maior a necessidade de nós mulheres termos que sair à noite por aí desacompanhadas (sozinhas jamais!!!!)......para estudar, pra trabalhar, pra se divertir........... Pensando nisso, com o objetivo de inibir assaltos, alguém inventou um boneco inflável para se carregar ao carona. O boneco infla rapidinho ligado ao acendedor de cigarros. Dizem que funciona.....

Amo ir ao cinema e cansada de, de vez em quando, perder bons filmes por não ter companhia (achava o fim ir ao cinema sozinha), recentemente superei isso e tenho ido ao cinema “comigo mesma”. Claro que nem preciso comentar que acompanhada é muito melhor mas..................como nem sempre é possível vou acompanhada de mim mesma, pipoca e de um copo de refrigerante. Eu sei que para muitas pessoas isso não é fácil. Principalmente quando o filme acaba e parece que todo mundo está olhando pra você: tadinha(o)......sozinha(o) no cinema!!!

E pensando nas pessoas que se negam a ir ao cinema sozinhas, o inventor do tal boneco do carro bem que poderia inventar um boneco versão cinema...........(não me pergunte como seria para inflá-lo). Poderia até ter opcional como suporte de copo.

Não gostou? Ok. Concordo....... Mas seja como for, o importante é que você é a única pessoa que vai com você a qualquer lugar. Assim, divirta-se!!