segunda-feira, 29 de março de 2010

Livros x Filmes

Venho através destas mal traçadas linhas (já que há algum tempo, não dou as caras por aqui), levantar uma questão, que já há algum tempo vem me incomodando. A conversão de livros bons em filmes medíocres...
Vejam como alguns exemplos os livros de Dan Brown (Código Da Vinci, Anjos e Demônios, etc.) e Christopher Paolini, com sua trilogia de quatro livros, Eragon, A Herança (Isso mesmo, quatro! Fiquei puto... Comprei os três para ler de uma vez só e quando cheguei ao final do terceiro... A surpresa! Continua no próximo livro...), assim como outros. São livros ótimos, de leitura agradáveis (confira no final deste post), mas devidamente assassinados quando transportado para a tela. Eragon, então? Fazendo minhas as palavras do personagem “Moody”, no seriado Californication, em referencia ao seu livro ter sido convertido para o cinema por um diretor medíocre, “o cineasta, que pegou meu querido livro, limpou a bunda e transformou naquela porcaria de filme...”.
O mesmo aconteceu com Código DaVinci, Anjos e Demônios, Eragon, citando os mais recentes, onde, quem leu o livro antes de ver os filmes, ficou completamente decepcionado, pois não explorou nada do universo criado pelos autores... Ta certo, que há uma dificuldade cada vez maior de se conseguir bom material para o cinema (visto a quantidade de refilmagens e continuações fracas e sem conteúdos que nos empurram goela abaixo), mas quando se consegue, coloca-se atores e diretores sem a mínima experiência, na maioria das vezes com o intuito de se economizar no cachê, o que acaba por transformar belas obras em verdadeiros lixos visuais. Eragon ficou tão ruim na tela, que não vejo como os produtores vão fazer para dar continuidade a historia...
Para quem não leu os livros em questão, estou disponibilizando os mesmos para que se possa comparar....

Eragon
Eldest
Brisingr
Anjos e Demônios
Código Da Vinci

2 comentários:

  1. Concordo. Eu mesma li o codigo da vinci e quando fui ver o filme foi um desgosto só.

    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Sei não. Será que essa é uma verdade pura? Vi Os filmes "Em nome da rosa" e O Corcunda de Notre Dame e gostei muito porém os livros tentei ler umas vinte vezes e não consegui. Os autores escrevem de uma maneira muito... "Clássica", muito discritiva para o meu gosto. Qaunto aos livros citados, esses sim, eu concordo. Anjos e demônios, então, o livro foi quase nada explorado!

    ResponderExcluir

Se Concorda ou discorda... Comente!