domingo, 26 de setembro de 2010

Livros Que Recomendo 1

Como sou um leitor contumaz, e estou sempre em busca de novos títulos, tanto em bibliotecas, livrarias, como em sites pela internet (apesar de não gostar de ler no monitor), por isso mantenho uma impressora matricial apenas para imprimir o que vou ler... Passarei a postar aqui, pelo menos uma vez por semana, os livros que eu li com os respectivos comentários... Como aparentemente, passarei a ter os finais de semana livres, terei tempo de atualizar com mais freqüência, este blog...
Como primeiro Livro que eu recomendarei, temos a trilogia de 4 livros (Sacanagem da editora, mas fazer o que?), Eragon, Eldest, Brisingr e o quarto livro (que ainda não esta disponível, mas que em breve, disponibilizarei).

1- Eragon... Um ótimo livro de fantasia para ser lido nas horas de ócios, com um bom enredo, consegue prender sua atenção até a última página.
Tem como enredo, o Reino de Alagaësia que é governada pelo maligno rei Galbatorix, um antigo Cavaleiro de dragão que traiu seu povo e seus companheiros, em busca de poder.
Quando Eragon, um garoto órfão que vive em uma pequena fazenda, encontra uma pedra azul seu destino lhe é revelado, pois o objeto não era uma ordinária pedra, e sim é um ovo de dragão, e muito importante por se tratar do último sobrevivente da raça dos dragões. Quando a dragão fêmea Saphira nasce do ovo, Eragon se torna um Cavaleiro, e irá lutar contra o Espectro Durza e o exército de Galbatorix, cumprindo uma antiga profecia.




Eragon, O Filme... Como a maioria das adaptações, uma decepção. Praticamente, não tem nada a ver com o livro... Mau filmado, com um enredo fraco e cansativo. Não recomendo, mas estará postado no blog "sou RMVB".

sexta-feira, 30 de julho de 2010


quarta-feira, 14 de julho de 2010

O TEMPO VOA...............


Administrar bem o tempo, um recurso tão valioso em nossas vidas, representa observar alguns aspectos:

1. Saber onde se quer chegar, tanto na vida organizacional como na particular a curto, médio e longo prazo. Um dia li que a vida é uma viagem e para se comprar uma passagem é necessário que saibamos para onde queremos ir;
2. Gerir riscos: realizar uma gestão de riscos diminui o tempo na resolução de problemas ( “apagar incêndios”) tornando o dia a dia mais tranqüilo liberando o tempo para tarefas prioritárias;
3. Traçar metas e eleger prioridades: fazer o mais importante primeiro. E para isso é conveniente relacionar as tarefas realizadas e a realizar;
4. Promover o equilíbrio: o sucesso em qualquer área deve ser pautado pelo equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal que inclui espaço para treinamentos, lazer, cultura e boas práticas de bem-estar. O equilíbrio estimula a criatividade e o de4sempenho das pessoas;
5. Disciplina: é preciso exercitar a disciplina na boa administração do tempo. Isso inclui a eficiente utilização de tecnologia e meio de comunicação disponíveis e percepção do que precisa ou não ser feito de forma objetiva;
6. Delegar: descentralizar tarefas e decisões envolve a maturidade no agir e otimiza o tempo.
7. Organização: um ambiente organizado oferece celeridade na obtenção de informações importantes para a tomada de decisões, otimizando o tempo.
8. Saber dizer não para as coisas que não interessam e que “roubam” o nosso tempo.

Assim, para o alcance de objetivos é de fundamental importância a boa administração do tempo disponível com equilíbrio, responsabilidade, bom senso e disciplina.


Referência: Módulo Gerenciando o Tempo - material PDFAZ/ESAF/DF.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Boa Cozinha é Koisa de Kasal..........



Comemos um quiche de champignon maravilhoso no café da ilha no HortoMercado neste final de semana.
Corri atrás de uma receita fácil (porque não é nada bom complicar) pra fazer essa delícia também em casa....... Assim, vai a receita.

Ingredientes *Colher de chá: 2,5ml *Colher de sopa: 15ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
Massa1. 250g de farinha de trigo
2. 150g de manteiga
3. 1 ovo
4. 1 gema
5. 1 colher de sopa de água
6. 1/3 de colher de chá de sal
Recheio (ingredientes em temperatura ambiente)1. 1 colher de sopa de manteiga
2. 200g de champignons fatiados
3. 200g de presunto de peru fatiado e picado (ou presunto cozido, se preferir)
4. 1 lata de creme de leite SEM soro
5. 2 ovos
6. 1 pitada de pimenta do reino
7. 1 colher de café de noz-moscada
8. Queijo parmesão para polvilhar
Preparo Massa1. Ponha os ingredientes 1 a 6 numa tigela e misture tudo com as mãos, amassando sem muita delicadeza -- pois não é massa podre --, mas sem exagerar, para não sovar a massa.
2. Leve a massa para gelar por 30 minutos enrolada em filme de PVC ou saco plástico hermético.
Recheio1. Esquente a manteiga e frite por 2 minutos os champignons. Deixe amornar. Numa tigela ponha os champignons fritos e acrescente os ingredientes 3 a 7 e misture bem. RESERVE.
Montagem1. Após os 30 minutos de gelar a massa: acenda o forno a 235º.
2. Com as mãos, espalhe a massa no fundo e nas laterais de uma forma de quiche de fundo removível de 25x3cm.
3. Despeje o recheio sobre a massa, regularize-o com uma colher de sopa, polvilhe o parmesão ralado e leve para assar por aproximadamente 35-40minutos ou até corar a borda. Aos 25 minutos, gire a parte da frente da forma para trás com ajuda de dois garfos engatados nas canaletas da mesma: um empurrando para trás e outro puxando pra frente a forma. Objetivo: corar por igual. Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade. Desenforme com ajuda de uma placa salva-bolo*. Sirva morna com carnes, ou fria com saladas.

Serviço:Café da Ilha : Hortomercado: Rua Licínio dos Santos Conte, 51 - Enseada do Suá - Vitória - ES - Tel.: (27) 3235-7556
Receita do quiche : http://soreceitassimples.blogspot.com/2010/04/quiche-de-champignon-e-presunto.html

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Pérolas do vestibular

Veja as mais incríveis respostas dadas nas provas do vestibular:

1) Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio. (Já imaginou?)

2) O nervo ótico transmite idéias luminosas ao cérebro. (Se o cara é obtuso, o nervo dele deve transmitir idéias sombreadas, não é mesmo?)

3) O vento é uma imensa quantidade de ar. (Que coisa! Não tinha pensado nisso.)

4) O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas. (Só faltou completar que esse movimento é um braço armado do MST.)

5) Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor. (Nada mais justo. Não dá para viver a eternidade desconfortavelmente)

6) Péricles foi o principal ditador da democracia grega. (Isso. E Stalin foi o principal seguidor de Mahatma Ghandi.)

7) O problema fundamental do terceiro mundo é superabundância de necessidades. (O animal que escreveu isso deve ter raciocinado com a própria abundância e não com o cérebro.)

8) O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d´água. (Sim, isso foi no mesmo período geológico em que as aves tinham vertigem e as minhocas claustrofobia.)

9) A principal função da raiz é se enterrar. (Impressionante!)

10) A Igreja, ultimamente, vem perdendo muita clientela. (Posso concluir que a culpa é do Papa, que seria o Vice-Presidente de Marteking. E a Companhia de Jesus, dos Jesuítas, seria a mais antiga das S.A´s.)

11) O sol nos dá luz, calor e turistas. (Esse, com certeza é carioca).

12) As aves têm na boca um dente chamado bico. (Fiquei de queixo caído! Ou melhor, de porta-bicos caído.)

13) A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário. (O relógio desta besta deve ter cm, m e km.)

14) Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso. (Entendeu né? Todo discurso de político é uma Lenda.)

15) A harpa é uma asa que toca. (Imagine a definição dele para Trombone de Vara.)

16) A febre amarela foi trazida da China por Marco Polo. (Se Marco Polo tivesse viajado aos EUA traria a Febre Vermelha, dos índios.).

17) Os ruminantes se distinguem dos outros animais porque o que comem, comem por duas vezes. (Este é um grande observador da própria família)

18) O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia. (Imagine o alívio que senti ao ler isso.)

19) Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for empalhado. (Deve ter sido o destino do autor da frase.)

20) A insônia consiste em dormir ao contrário. (Perfeito. Morte é viver ao contrário, não é?)

21) A arquitetura gótica se notabilizou por fazer edifícios verticais. (Melhor pular essa..)

22) A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país. (É. E ainda faltam várias para comentar..)

23) O Chile é um país muito alto e magro. (Confundiu o Chile com o nosso ex-Vice-Presidente, Marco Maciel.)

24) As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia. (Para mim, a mais "marcante" de todas.)

25) O batismo é uma espécie de detergente do pecado original. (Já a Confissão seria o sabonete, para uso diário.)

26) Na Grécia, a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de acordo se envenenavam. (Pensando bem, não é má idéia. O difícil é convencer as pessoas).

27) A prosopopéia é o começo de uma epopéia. (E uma Centopéia deve ser 100 Epopéias. )

28) Os crustáceos fora d´água respiram como podem. (Coragem, faltam poucas).

29) As plantas se distinguem dos animais por só respirarem a noite. (Que perspicácia!)

30) Os hermafroditas humanos nascem unidos pelo corpo. (E, os Xifópagos são indivíduos bi-sexuais.)

31) As glândulas salivares só trabalham quando a gente tem vontade de cuspir. (Bem, já cheguei até aqui.. )

32) A fé é uma graça através da qual podemos ver o que não vemos. (Está aberto o caminho para a cura da cegueira.)

33) Os estuários e os deltas foram os primitivos habitantes da Mesopotâmia. (Que que é iiiiiiisso!!!!!! )

34) O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas desconhecidas. (O Tráfico de Drogas é a maior das S.A´s.)

35) A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva. (Faz sentido. O seu Plano de Saúde só serve para quando você está doente, não é?)

36) O Ateísmo é uma religião anônima. (É, é a S. A. de Deus.)

37) A respiração anaeróbica é a respiração sem ar que não deve passar de três minutos. (Meu medo é descobrir que um quadrúpede desses possa ter estudado comigo.)

38) O calor é a quantidade de calorias armazenadas numa unidade de tempo. (Fala a verdade. Não te dá uma sensação de vazio, impotência.)

39) Antes de ser criada a Justiça, todo mundo era injusto. (Graças a Deus, só falta uma.)

40) Caractere sexual secundário são as modificações morfológicas sofridas por um indivíduo após manter relações sexuais. (Agora, imagine a aparência de uma)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Beatriz Milhazes no MAES..................







Impossível ficar imune ao colorido de Beatriz Milhazes, uma das artistas plásticas brasileiras mais festejadas no panorama artístico internacional da atualidade.
Sua arte, nas mais diferentes formas de manifestação, tem o movimento e cor que enchem os olhos. É marcada pelo intenso colorido que se manifesta por meio das técnicas de colagem, pintura, decalque, justaposição, sobreposições e serigrafia.
Suas características atemporais arrebatam admiradores mundo afora em exposições e museus por onde são expostas as suas obras. E parte dessa cor, para a sorte capixaba, está exposta no MAES – Museu de Arte do Espírito Santo, Centro de Vitória, até 29 de agosto de 2010.
A mostra reúne 17 gravuras produzidas pela artista de 1997 a 2007.

EXPOSIÇÃO: Beatriz Milhazes – Gravuras.
LOCAL: MAES – Museu de Arte do Espírito Santo.
ATÉ: 29 de agosto de 2010.
HORÁRIO: terça a sexta-feira, das 10 às 18:00 h. Sábados, domingos e feriados das 12 às 18:00h.
Maiores informações: WWW.secult.es.gov.br

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O amor...........................


sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fumo e Relacionamentos................


Esta semana em virtude do dia mundial de combate ao fumo muito tem se falado nos males desse hábito à saúde.
Não só à saúde das pessoas vem sofrendo prejuízos com esse hábito, os relacionamentos também. E muito!

A agência de relacionamento curitibana “Par Ideal”, que mantém em média mil cadastros ativos, alerta sobre a influência que o cigarro tem nos relacionamentos e mostra que, ao contrário do que era antigamente, fumar deixou de ser sinônimo de elegância e status social. Uma pesquisa realizada pela empresa revela que, de 1995 a 2000, 10% dos homens e 30% das mulheres cadastrados na Par Ideal eram fumantes. Hoje, esse número caiu para 8% e 7%, respectivamente. Das pessoas que não fumam, 90% afirma que o cigarro atrapalha o relacionamento. Mesmo assim, a grande maioria dos fumantes não abre mão do hábito em função do(a) companheiro(a).
Outra pesquisa promovida pelo Laboratório Pfizer revela um outro lado além da saúde: o impacto do tabagismo nos relacionamentos dos fumantes. A pesquisa avaliou 1,5 mil brasileiros com mais de 18 anos. Dos entrevistados, mais da metade confessou já ter perdido o interesse por uma pessoa depois de descobrir que ele ou ela fumava. Além disso, 30% dos não fumantes entrevistados afirmaram desistir de um encontro por que a pessoa era fumante.



PONTOS NEGATIVOS



* 22% dos fumantes revelaram que já foram rejeitados para um encontro por terem o hábito de fumar.
* Para 7% dos fumantes, o vício foi empecilho até para o ato sexual.
* 53% apontaram os danos à saúde.
* 47% citaram o declínio no desempenho atlético.
* 42% sofreram prejuízos nos relacionamentos familiares.
* 34% tiveram problemas com parceiro.

*

*
Referências: Artigo Cigarro e Relacionamento do Blog UOL “falando naquilo” de Carla Cecarello e Artigo “dia mundial de combate ao fumo” da seção vida e saúde do Paraná on line.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Noite de Lua Cheia....................


VAMOS PASSEAR?

segunda-feira, 24 de maio de 2010

QUANDO DEUS QUER, NÃO TEM JEITO!

Esta eu recebi via Orkut!

Uma senhora muito pobre telefonou para um programa cristão de rádio pedindo ajuda.

Um bruxo do mal que ouvia o programa resolveu pregar-lhe uma peça.

Conseguiu seu endereço, chamou seus secretários e ordenou que fizessem uma compra e levassem para a mulher, com a seguinte orientação:

- Quando ela perguntar quem mandou, respondam que foi o DIABO!

Ao chegarem na casa, a mulher os recebeu com alegria e foi logo guardando alimentos.

Os secretários do bruxo, conforme a orientação recebida, lhe perguntaram:

- A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas?

A mulher, na simplicidade da fé, respondeu:

- Não, meu filho. Não é preciso. Quando Deus manda, até o diabo obedece!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Afirmações e Declarações..............


Em nossas relações interpessoais (seja qual relacionamento for), é preciso entender a força da nossa forma de expressão e comunicação. Entre tantas, destaca-se a diferença entre uma afirmação e uma declaração.......

AFIRMAÇÃO.

Uma afirmação é uma descrição. Não se deve dizer que as afirmações descrevem uma realidade, pois é difícil saber como as coisas realmente são, sabemos apenas como as observamos. E essas observações variam de pessoa para pessoa. Assim, o que nós observamos quando afirmamos é uma descrição de algo sob a nossa ótica pessoal.

DECLARAÇÃO.

As declarações são diferentes das afirmações: quando fazemos declarações geramos um novo mundo. As declarações não somente sucedem momentos muito especiais da história, estão presentes ao longo de nossas vidas.
Após uma declaração o mundo passa a ser diferente. A ação de fazer uma declaração gera uma nova realidade.
Assim, só geramos um mundo diferente através de nossas declarações se tivermos a capacidade de fazê-las cumprir.
Quando declaramos algo, mudamos o contexto de alguma coisa. A palavra vai primeiro e o mundo a segue. Temos que ter um comportamento consistente com nossas declarações. Que nossas declarações sejam válidas (que tenhamos a correspondente autoridade para fazê-las) e que atuemos de modo coerente com a nossa declaração.
*
QUE TENHAMOS MAIS DECLARAÇÕES DE PAZ E DE AMOR..........E QUE ISSO MUDE A NOSSA VIDA PRA MELHOR A CADA DIA...............
*
Referência: Relacionamento interpessoal, material PDFAZ -ESAF/DF.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Gentileza: uma atitude mágica..............




A vida fica muito melhor quando decidimos pela gentileza. Na dúvida: gentileza sempre.

Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza se trata de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.


Referência: Invista no Poder da Gentileza de Rosana Braga.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Uma noite Fora de Série.................


Estava querendo ver esse filme há semanas. Mas ou o horário estava muito cedo, ou muito tarde. Enfim, semana passada deu tudo certo. E fui. Amei. Chorei de rir por muitas vezes. Assim como minha filha ao meu lado (que eu raramente vejo rir em filmes) e toda a platéia.
O filme é uma comédia com Steve Carrel e Tina Fey. Eles são talentosíssimos. Conta a história de um casal “insosso” da periferia de Nova York, com filhos pequenos, rotina massacrante e sem mais romance. Enfim, numa noite em que resolvem sair da tal rotina, acontecem muitas confusões. O filme tem um ótimo roteiro, e cria uma sucessão de cenas intensas e engraçadas.

Caçador de Recompensa..........

Uma comédia romântica estrelada por Jennifer Aniston e Richard Butler. Um ex-policial que se tornou caçador de recompensas recebe uma nova missão: entregar à justiça sua ex-mulher. Após uma sucessão de confusões, ao fim se descobrem ainda apaixonados. O casal pode não ser cult...mas é cute. O filme é divertido.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Um beijo na história...............


O final da Segunda Guerra Mundial foi anunciado em 15 de agosto de 1945. Na comemoração, um soldado beijou uma enfermeira que não conhecia no meio da Times Square. A foto, de Alfred Eisenstaedt, flagrou esse momento e foi publicada na revista Life e depois rodou o mundo.
Ela, Edith Shain. Ele, Glenn McDuffie , permaneceu anônimo por mais de 6 décadas.
O beijo mais famoso de todos os tempos pode não ter sido um beijo de amor. Mas foi um beijo de imensa felicidade comemorando a chegada de um novo tempo.


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Faltou Comentar: filmes das duas últimas semanas.............................

Como treinar o seu dragão. 3D.

Uma animação muito interessante e se passa em um ambiente viking. Tem como tema a amizade e o respeito pela diversidade. Mas saí do cinema com a sensação de que esperava por mais.



O livro de Eli.
Não era bem o filme que eu queria ver naquele dia. Mas fui.
O filme, que tem Denzel Washington como protagonista, mostra uma projeção de futuro bem caótica e a obstinação de um homem em seu ideal. No final achei o argumento bem interessante: o recomeço, segundo o filme, terá por base o conhecimento. O livro mais popular de todos os tempos é uma arma poderosa para viabilizar a retomada do caminho da humanidade.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Enfim um Brasileiro sem papas na lingua!


ESSA CALOU OS AMERICANOS.!!!

SHOW DO MINISTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS


Essa merece ser lida, afinal não é todo dia que um brasileiro dá um esculacho educadíssimo nos americanos!


Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos, o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.


O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.


Esta foi a resposta do Sr.Cristóvam Buarque:


“De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.


“Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade."


“Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço.”


“Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação."


“Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado."


“Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro."


“Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil."


“Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola. Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.


“Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

INTERCÂMBIO DEPOIS DOS 40.....................





Estudar sempre. De todas as formas, seja como for.






E uma das formas interessantes de se aprender e descobrir o mundo é o intercâmbio cultural. Sistema antigo, mas que se renova continuamente.
É um hábito comum entre jovens mas que se torna cada vez mais popular entre os mais velhos. Se observarmos uma tendência crescente de pessoas mais maduras nas cadeiras das escolas e universidades, nada mais natural que isso se reflita também nos programas de intercâmbio. De 2007 para 2008, cresceu em 40% a procura por cursos de intercâmbio por estudantes com mais de 40 anos. E as previsões são de que esse número tende a aumentar.
E isso acontece pelos mais diversos objetivos: aprender ou aperfeiçoar um idioma, imersão de uma especialidade ou conhecer novas culturas de uma maneira diferente.
Há os convencionais de idioma e os que combinam o estudo da língua com atividades que variam de aulas de culinária e perfumaria a golfe e passeios a museus. Pode-se estudar o idioma combinado com outro curso de seu interesse e existem diversas opções. Os programas não são fixos e podem ser montados de acordo com as necessidades de cada um.
O intercâmbio pode proporcionar o conhecimento de um país diferente vivendo o dia a dia de uma família local, seus costumes com intensidade e de uma forma muito mais barata.

Onde ficar:

Casa de família – Em geral, é possível ficar em um quarto individual, com meia pensão durante a semana e pensão completa nos fins de semana. A vantagem é o contato maior com a cultura e o idioma locais. Além disso, esse tipo de acomodação é o mais barato

Aluguel de apartamento – é a opção para quem quer privacidade e está disposto a pagar até 1 000 dólares a mais do que se optasse por acomodar-se em uma casa de família durante um mês

Residência estudantil – não há refeições incluídas e nem todos os quartos têm banheiro individual. O risco, aqui, é ficar muito próximo dos colegas brasileiros e se pegar falando português na maior parte do tempo

Residência executiva – recebe somente alunos de mais de 30 anos e está disponível em poucos destinos, como Boston, nos Estados Unidos. Todos os quartos são individuais. Para quem quer fazer amigos de sua faixa etária, é a melhor opção

Tipos de curso:

Imersão de até um mês – é mais indicado aos profissionais que não podem se ausentar do trabalho e da família por muito tempo. Além das aulas diárias em grupo, é possível pagar cerca de 20% mais para ter aulas particulares. É uma boa opção para aqueles que precisam se preparar para entrevistas importantes ou visam a uma promoção no trabalho

Aulas de idioma associadas a um curso de escolha – a opção é 50% mais cara do que o pacote de aulas-padrão. Entre os cursos livres, há desde aulas de culinária, no sul da Espanha, até o aprendizado de perfumaria, na França

Cursos de especialização – em geral, duram de uma a quatro semanas. Só é possível para quem já está em um nível intermediário ou avançado de proficiência na língua. A opção chega a ser 1 000 dólares mais cara do que o curso-padrão

Ano acadêmico – é o pacote mais procurado por aqueles que têm disponibilidade de tempo (e de dinheiro) para tirar um período sabático. Escolhem-se três destinos, em geral na Europa, para estudar línguas e fazer cursos variados – a permanência é de três meses em cada país. Os cursos e os tipos de acomodação são determinados pelo aluno.

Alguns sites de empresas de intercâmbio:

Referências: Revista VEJA. Edição 2109 e Revista ISTOÉ, Edição 2065.

VOCÊ JÁ FEZ INTERCÂMBIO ALGUMA VEZ?
VIVERIA ESSA EXPERIÊNCIA DEPOIS DOS 30, 40, 50...........?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

OQ FAZER QUANDO ACONTECE EXATAMENTE OQ VC SONHAVA??!!!

Passamos boa parte de nossas vidas procurando ou sonhando com algo ou alguém... Ficamos sempre a espera, na busca, empenhados em encontrar o "nao sei o que" tão sonhado...
Ai, que faz parte desta coisa toda, de certa forma, não encontrar nunca este ser, este objeto.
Então fica tudo fácil né... porque fica subliminar.. idealizado... e não acontece....
Ai um dia, sem mais nem menos... vai que KABUM!!! Damos de cara com o nosso desejo materializado.. esta ali, na nossa frente... ao nosso alcance... pelo menos por algum tempo...

E ai? o que fazemos..??? Pergunta danada esta não é? o que fazer depois de ter comido da melhor comida, bebido do melhor vinho, ter visto o melhor show, ter sido tratada da melhor maneira?

Como voltar a ser normal.? Como voltar ficar feliz com o feijão, com o guaraná com a solidão?

Eu não tenho a resposta, se esperavam isso podem desistir... Eu quero ouvir de voces... Porque eu estou sem saber.. como continuar...

quem ousa me responder???

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Jantinha............................

Eu adoro quando recebo alguma mensagem ou me deparo com as “pérolas do ENEM” ou provas afins..... É diversão certa.

Recebi uma ótima . Vamos lá:




(Então, que nota você daria para essa pérola????)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Química da Paixão


Bem, desde os primórdios o ser-humano se sente compelido a explicar tudo. E isso inclui sentimentos como paixão e amor.

Recentemente, estudos vêm demonstrando que a paixão resulta de transformações químicas intensas em nosso cérebro. Em com isso foi levantada a hipótese de num futuro próximo ser possível quimicamente se atenuar a dor de uma separação ou se provocar a paixão no momento em que se quiser.

Esse sentimento que é comparado à loucura, que nos tira a razão, tem características de um vício. Ele ativa partes do cérebro relacionadas aos “circuitos de recompensas”, ou seja, aquilo que nos incentiva a obter prazer como doces, jogos de azar ou a pessoa amada. É por isso que o rompimento de um relacionamento pode causar uma espécie de crise de abstinência em comparação à causada por uma droga.
A pesquisa identificou algumas substâncias responsáveis pela paixão-amor: dopamina, feniletilamina e ocitocina. Tais elementos são comuns no corpo humano, porém na fase inicial de um relacionamento são encontrados todos juntos causando um “furacão”.
Verificou-se, também, que em casais recentes estavam ativadas regiões do cérebro ligadas à obsessão e ansiedade, emquanto que em casais de longa data estavam ativadas áreas ligadas à calma.

Existe um limite de tempo para que homens e mulheres sintam os efeitos da paixão? Segundo tais estudos, em geral as transformações químicas que causam a paixão não duram muito. Elas persistem por cerca de dois anos. Depois desse tempo o organismo se torna resistente a tais substâncias e seus efeitos e gradualmente a loucura vai passando.
Mas isso não significa que depois desse tempo os relacionamentos estão fadados a acabar. Passada a fase da paixão os casais enfrentam uma dicotomia: ou se separam ou se habituam a uma manifestação mais branda de sentimentos: o amor, que envolve companheirismo, afeto e tolerância. E assim permanecem juntos. É nesse momento que a paixão se transforma em amor, um sentimento mais pleno e menos urgente.

Bem, fica explicado quimicamente que é normal a paixão esfriar, por mais que a gente não queira. E que a dor de um rompimento vai passar assim que a química cerebral acabar. E que estaremos de coração....e cérebro....livres pra começar tudo de novo, ou melhor ainda, viver então um grande amor.



Referências: Revista Época de 08/01/2010 e o artigo “fisiologia da paixão” no sítio http://www.afh.bio.br

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Filme da Semana


Segunda......e eu nem comentei o filme de quarta passada: "Um Sonho Possível".

Com Sandra Bullock (Oscar de melhor atriz) conta uma história real.

Uma socialite, mãe de uma família branca, estruturada, unida e livre de preconceitos que adota um rapaz negro, sofrido e de ótimo coração.

Demonstra claramente que uma chance apenas pode mudar um destino.


Ótimo!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Noite de Lua Cheia.................


Mais de 150 luas existem no sistema solar. A nossa Lua não é a maior (uma das 63 luas de Júpiter é a maior do sistema), mas é a maior em proporção ao seu planeta. É o único corpo celeste visitado pelo homem.

Vista da Terra apresenta fases e exibe sempre a mesma face, não importando em qual parte do mundo estejamos. Essa face permaneceu oculta até 1959, quando finalmente foi fotografada pelos sovìéticos. E ao contrário do que muitos pensavam, não havia lá nada de assustador ou sobrenatural. Não havia base alienígena ou qualquer outra coisa extraordinária.

A face que não vemos é chamada de "o lado negro ou oculto da lua".

Apesar de vermos no céu sempre a mesma face, o lado oculto não é sempre negro. Ele também fica iluminado em seu movimento sideral.


METAFORIZANDO.........


Esse fenômeno lunar inspirou o grupo inglês Pink Floyd a compor "Dark side of the moon" que metaforiza o lado escuro do ser humano, e, também o português Rui Veloso na balada "Lado Lunar" (música que adoro!!).

Metaforizando também, todos nós temos um lado lunar. Não necessariamente escuro, apenas oculto.

Ele se ilumina ou escurece de tempos em tempos.

O nosso lado lunar pode ficar quieto por opção, decisão, imposição, educação ou circunstâncias.... E isso pode ser bom ou ruim, ajudar ou não..................Tudo depende de como, quando e com quem!!!!!!

Como sempre fui meio comportadinha, acho que meu lado lunar de vez em quando bem que poderia tomar um pileque, falar umas besteiras e me deixar falar além da conta (quando vou olhar nos seus olhos e ganhar um abraço apertado?) Ao menos o meu lado lunar me livra de micos (ou seriam king kongs??).

Bem.............enquanto o meu lado lunar insiste em ficar quieto, o lado solar ama fazer planos, adora dançar, realizar coisas novas e de ser feliz com o que eu conquisto todos os dias............................

Livros x Filmes

Venho através destas mal traçadas linhas (já que há algum tempo, não dou as caras por aqui), levantar uma questão, que já há algum tempo vem me incomodando. A conversão de livros bons em filmes medíocres...
Vejam como alguns exemplos os livros de Dan Brown (Código Da Vinci, Anjos e Demônios, etc.) e Christopher Paolini, com sua trilogia de quatro livros, Eragon, A Herança (Isso mesmo, quatro! Fiquei puto... Comprei os três para ler de uma vez só e quando cheguei ao final do terceiro... A surpresa! Continua no próximo livro...), assim como outros. São livros ótimos, de leitura agradáveis (confira no final deste post), mas devidamente assassinados quando transportado para a tela. Eragon, então? Fazendo minhas as palavras do personagem “Moody”, no seriado Californication, em referencia ao seu livro ter sido convertido para o cinema por um diretor medíocre, “o cineasta, que pegou meu querido livro, limpou a bunda e transformou naquela porcaria de filme...”.
O mesmo aconteceu com Código DaVinci, Anjos e Demônios, Eragon, citando os mais recentes, onde, quem leu o livro antes de ver os filmes, ficou completamente decepcionado, pois não explorou nada do universo criado pelos autores... Ta certo, que há uma dificuldade cada vez maior de se conseguir bom material para o cinema (visto a quantidade de refilmagens e continuações fracas e sem conteúdos que nos empurram goela abaixo), mas quando se consegue, coloca-se atores e diretores sem a mínima experiência, na maioria das vezes com o intuito de se economizar no cachê, o que acaba por transformar belas obras em verdadeiros lixos visuais. Eragon ficou tão ruim na tela, que não vejo como os produtores vão fazer para dar continuidade a historia...
Para quem não leu os livros em questão, estou disponibilizando os mesmos para que se possa comparar....

Eragon
Eldest
Brisingr
Anjos e Demônios
Código Da Vinci

terça-feira, 23 de março de 2010

Vamos ao cinema?


Segunda......E já fico pensando que filme vou ver na quarta. Olhando a programação a atual do Cinemark Vitória, percebo que já vi nas últimas semanas alguns dos que ainda estão em cartaz..... Resolvi então fazer uma breve retrospectiva.....




1. Avatar: é um filme definitivo. Bacana. Tem alguns, ou todos, os elementos para ser um sucesso contemporâneo: um ótimo argumento, ação, laços de amizade, conceitos ecológicos e muitos efeitos especiais (claro!).
A gente sai pensando: “o que vão inventar depois desse filme?”.




2. Indas e Vindas do Amor:
pequenas histórias paralelas de diversos tipos de relacionamentos com algumas estrelas do cinema atual (como Jessica Alba, Bradley Cooper, Taylor Lautner (o lobisomem de Lua Nova), Queen Latifah, Shirley MacLaine, Emma Roberts e Julia Roberts (visivelmente muito abatida). Divertido.

3. Simplesmente Complicado: que filme bom de ver! Tudo o que eu precisava naquela noite: uma comédia despretensiosa. Com Meryl Streep (radiante), Steve Martin (meio tímido) e Alec Baldwin (acima do peso). O filme é cheio de luz: luz do sol, de velas e dos personagens.

4. O Amor Acontece: mais um de amor. Mas pra se chegar nele (ao amor) também no filme raramente o caminho é uma linha reta. Estrelam como par romântico Aaron Eckhart e Jennifer Aniston (que aliás tem um figurino bacana e um cabelo mais lindo que nunca). O filme é meio óbvio e tem momentos de altos e baixos, mas diverte.


5. Lembranças: esse eu já comentei no post anterior.

E amanhã é quarta........Que bom!

Lembranças...................


Cineminha de quarta. O escolhido da semana passada foi “Lembranças”, cujo o ator principal é o badalado Robert Pattinson, o vampiro da moda. (descobri que ele é um ótimo ator.....ele convence!)
A sinopse resume uma história cheia de conflitos mal resolvidos. E é. A impressão que tive foi que as pessoas tinham todas as chances de serem felizes depois de passarem por superações de dor e perdas. Mas tal qual acontece com muitos na nossa vida real, perdiam tempo com bobagens arrastando situações inacabadas, mesmo sentindo muito amor.
No final tem uma surpresa que me fez sair vermelha de chorar. E reafirmou a certeza de que temos que dizer eu te amo hoje, devemos gostar hoje, devemos nos doar hoje, devemos ousar hoje, devemos realizar hoje...porque amanhã....bem.......amanhã pode ser hoje também..... Na dúvida, não faça nada. Mas se quer e tem certeza FAÇA!!!

terça-feira, 16 de março de 2010

Rembrandt em Vitória......

A Exposição "Rembrandt e a arte da gravura" chega ao Museu de Arte do Espírito Santo - MAES e mostrará toda a força e expressividade da obra do artista holandês Rembrandt (1606 -1669), um dos mais brilhantes artistas de todos os tempos.
Data: 19 de março a 16 de maio
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória - Espírito Santo
Horário para visitação: Terça a sexta-feira, de 10 às 18 horas
Sábados, domingos e feriados, de 12 às 18 horas
Marcação de visitas: www.secult.es.gov.br
Clicar em: Espaços culturais - Maes - Setor educativo - Agendamento
Entrada franca

Fonte:http://www.secult.es.gov.br

domingo, 14 de março de 2010

Eu Comigo Mesma..........................

Hoje em dia é cada vez maior a necessidade de nós mulheres termos que sair à noite por aí desacompanhadas (sozinhas jamais!!!!)......para estudar, pra trabalhar, pra se divertir........... Pensando nisso, com o objetivo de inibir assaltos, alguém inventou um boneco inflável para se carregar ao carona. O boneco infla rapidinho ligado ao acendedor de cigarros. Dizem que funciona.....

Amo ir ao cinema e cansada de, de vez em quando, perder bons filmes por não ter companhia (achava o fim ir ao cinema sozinha), recentemente superei isso e tenho ido ao cinema “comigo mesma”. Claro que nem preciso comentar que acompanhada é muito melhor mas..................como nem sempre é possível vou acompanhada de mim mesma, pipoca e de um copo de refrigerante. Eu sei que para muitas pessoas isso não é fácil. Principalmente quando o filme acaba e parece que todo mundo está olhando pra você: tadinha(o)......sozinha(o) no cinema!!!

E pensando nas pessoas que se negam a ir ao cinema sozinhas, o inventor do tal boneco do carro bem que poderia inventar um boneco versão cinema...........(não me pergunte como seria para inflá-lo). Poderia até ter opcional como suporte de copo.

Não gostou? Ok. Concordo....... Mas seja como for, o importante é que você é a única pessoa que vai com você a qualquer lugar. Assim, divirta-se!!